Avançar para o conteúdo principal

Dieta proteica antiflacidez

Dieta antiflacidez muscular e da pele

Flacidez - Livre-se dela!

A flacidez é o nome dado ao enfraquecimento das fibras de colagénio e elastina que sustentam os tecidos, podendo ocorrer na pele ou na musculatura esquelética mais visível após os 45 anos.

A flacidez pode ser de dois tipos:
De origem muscular e flacidez da pele.

A flacidez de origem muscular resulta do enfraquecimento e diminuição do volume dos músculos deixando o corpo flácido.
Aparece em consequência de hábitos de vida pouco saudáveis:
Sedentarismo, má alimentação, abrandamento natural do metabolismo a partir dos 30 anos.

Baixo consumo de proteínas

Quando estamos com um stock baixo de proteínas, o organismo não tem de onde tirar energia para realizar as suas funções e é obrigado a utilizar o tecido muscular como fonte de energia, fazendo aparecer a flacidez naquele local.


Flacidez da pele

A flacidez da pele, que ataca a camada subcutânea da derme, é caracterizada pela perda das fibras de sustentação - colagénio e elastina - aparece devido à genética, gestação ou envelhecimento.



Dicas alimentares anti-flacidez

Consuma mais proteína magra.
As proteínas magras são ricas em colagénio e são fundamentais para a firmeza da pele.
Na alimentação diária não podem faltar carnes magras, frango, peixe, leite magro ou meio-gordo, queijos magros, iogurtes e ovos.
Também as leguminosas como feijão, grão e ervilhas são importantes fontes de proteína que dão sustentação à pele.
As sementes de chia, linhaça, girassol são outras importantes fontes de proteína que dão firmeza e brilho à pele já que também são ricas em ácidos gordos ómega 3.


Vitamina C

Não podem faltar na alimentação fontes de vitamina C, que é precursora do colagénio sendo também um poderoso antioxidante.
Citrinos, ananás, kiwi, espinafres são exemplos de alimentos ricos em vitamina C.
Os alimentos ricos em vitamina C ou ácido ascórbico têm o poder de secar as gorduras, reafirmar e dar brilho à pele.


Sais minerais

Não podem faltar na alimentação os seguintes nutrientes que são essenciais para a formação do colagénio:

Cobre (cereais integrais, feijão, frutas secas, vegetais verdes escuros, oleaginosas, cacau, etc.
Zinco (feijão, carnes magras, frango, peixe, cereais integrais, nozes, etc.)
Manganês (aveia, arroz integral, oleaginosas, etc.),
Silício (aveia, feijão, salsa, etc.).

Inimigos que aumentam a flacidez

  • Tabaco
  • Bebidas alcoolicas
  • Exposição solar sem proteção
  • Emagrecimento muito rápido
  • Sedentarismo
  • Stress e insónias
  • Hidratos de carbono de absorção rápida (farináceos e doces).

Mensagens populares deste blogue

Herbatint coloração de cabelo opinião

Depois de ler paletes de informação sobre tintas sem amoníaco, que não danificam o cabelo, decidi experimentar Herbatint. O meu cabelo é muito fino e com várias aplicações de tinta ele fica espigado, fraco, quebradiço. Na realidade, mesmo as tintas para cabelo que não contém amoníaco, contêm outras substâncias fixadoras da côr que são agressivas para os fios de cabelo. Comprei esta tal de Herbatint numa loja Wells, mas creio que também vendem no Celeiro. Fiz a mistura de acordo com as indicações da embalagem e pintei todo o cabelo, já que era uma côr nova e não queria ficar com "nuances imprevistas"! Comecei pelas raizes, depois pelo resto do cabelo, esperei 40 minutos enxaguei abundantemente o cabelo. Gostei da cor, vamos ver a duração com as lavagens. É que eu já tenho muuuitos cabelos brancos. Gosto muito do poder de cobertura da Keratin Color da Shuarzkopf, mas danifica um pouco o cabelo, vamos ver se me habituo a esta, que, de acordo com a descrição do fabricant

Hidroquinona manchas - Comigo funciona!

Hidroquinona - Manchas na pele A hidroquinona é o componente mais eficaz no combate às manchas na pele e continua a ser o mais prescrito pelos dermatologistas. A hidroquinona age diretamente nos melanócitos dificultando a reação química de formação da melanina, que é o pigmento responsável pela pigmentação da pele, ao mesmo tempo em que degrada as bolsas que guardam a melanina dentro das células, tendo, portanto, ação dupla. Mesmo sendo o ingrediente mais eficiente, a ação da hidroquinona é lenta e os resultados costumam começar a aparecer após 2 meses de uso diário do produto. Durante o tratamento é imprescindível o uso de protetor solar que contenha filtros UVA e UVB. A maior parte dos cremes de proteção solar apenas contém filtro de proteção UVB mas que tem tendência a manchas da pele não pode  dispensar o uso de protetor com filtro UVA. É importante que saiba que a hidroquinona é fotossensibilizante ou seja a exposição solar com hidroquinona e sem proteção solar adequada

Eliminar manchas da pele

As manchas da pele são para mim uma tormenta! Já experimentei uma infinidade de cremes e fórmulas, umas com melhores resultados que outras. A realidade é que sem proteção solar elevada diariamente, as malditas manchas regressam sempre, por vezes até maiores que as iniciais. Dito isto, lembro que antes de iniciar qualquer tratamento, tem que usar um protetor solar, mínimo fator 50, para UVA e UVB. Protetor Solar Descobri recentemente da gama solar da La Roche Posay, o Anthélios Unifiant SPF50 Blur Alisador Óptico , que protege a pele dos raios solares UVA e UVB. Trata-se de um creme com textura mousse aveludada, com cor. Este creme fantástico disfarça imperfeições, protege a pele e confere à pele uma tonalidade fantástica. A embalagem contém 40ml e o preço é muito acessível. Eu comprei o meu na Wells do Continente numa promoção de 50% de desconto, e paguei por ele aprox. 9,00€. Estratégia para combate ás manchas 1. Proteção em relação à radiação solar 2. Inibição da