Hidroquinona - Manchas na pele
A hidroquinona é o componente mais eficaz no combate às manchas na pele e continua a ser o mais prescrito pelos dermatologistas.A hidroquinona age diretamente nos melanócitos dificultando a reação química de formação da melanina, que é o pigmento responsável pela pigmentação da pele, ao mesmo tempo em que degrada as bolsas que guardam a melanina dentro das células, tendo, portanto, ação dupla.
Mesmo sendo o ingrediente mais eficiente, a ação da hidroquinona é lenta e os resultados costumam começar a aparecer após 2 meses de uso diário do produto.
Durante o tratamento é imprescindível o uso de protetor solar que contenha filtros UVA e UVB.
A maior parte dos cremes de proteção solar apenas contém filtro de proteção UVB mas que tem tendência a manchas da pele não pode dispensar o uso de protetor com filtro UVA.
É importante que saiba que a hidroquinona é fotossensibilizante ou seja a exposição solar com hidroquinona e sem proteção solar adequada pode agravar o problema das manchas.
Entre os produtos que contém hidroquinona na sua fórmula, comercializados nas farmácias portuguesas existem dois muito recomendados:
Hidrospot e Pigmentasa, ambos com uma concentração de 4% de hidroquinona.
O que difere entre eles é a textura: O Hidrospot é em gel e o Pigmentasa em creme.