As manchas da pele são para mim uma tormenta!
Já experimentei uma infinidade de cremes e fórmulas, umas com melhores resultados que outras.
A realidade é que sem proteção solar elevada diariamente, as malditas manchas regressam sempre, por vezes até maiores que as iniciais.
Dito isto, lembro que antes de iniciar qualquer tratamento, tem que usar um protetor solar, mínimo fator 50, para UVA e UVB.
Protetor Solar
Descobri recentemente da gama solar da La Roche Posay, o Anthélios Unifiant SPF50 Blur Alisador Óptico, que protege a pele dos raios solares UVA e UVB.
Trata-se de um creme com textura mousse aveludada, com cor.
Este creme fantástico disfarça imperfeições, protege a pele e confere à pele uma tonalidade fantástica.
A embalagem contém 40ml e o preço é muito acessível.
Eu comprei o meu na Wells do Continente numa promoção de 50% de desconto, e paguei por ele aprox. 9,00€.
Estratégia para combate ás manchas
1. Proteção em relação à radiação solar2. Inibição da atividade dos melanócitos
3. Remoção da melanina
Cremes anti-manchas vendidos em farmácia
Os produtos anti-manchas mais eficazes são aqueles que inibem a tirosinase.Os que vou indicar são vendidos em farmácia e o seu custo é relativamente baixo, dado serem considerados medicamentos e não cosméticos.
Por esta mesma razão são também mais eficazes.
- Hidroquinona (Pigmentasa ou Hidrospot)
- Ácido azeláico (Finácea ou Skinoren)
- Tretinoína (Ketrel)
Hidroquinona (Pigmentasa)
A hidroquinona age na tirosinase provocando sua inibição.A utilização deste agente terapêutico para tratamento do melasma deve ser na concentração de 4% (como é o caso do Pigmentasa e do Hidrospot que indiquei).
Eu estou a usar o Pigmentasa porque é em creme e eu gosto mais da sua textura.
O Hidrospot é em gel. Ambos apresentam concentrações de hidroquinona iguais pelo que é uma questão de optar pela textura que mais lhe agrada.
A hidroquinona ainda é o despigmentante mais utilizado para o tratamento do melasma.
Hidroquinona + Tretinoína (Ketrel)
A associação de hidroquinona (Pigmentasa) com tretinoína (Ketrel) torna o tratamento mais eficaz .O ácido retinóico ou tretinoína melhora e homogeiniza o extrato córneo e provoca efeitos de "limpeza" da melanina localizada na epiderme.
Além de potencializar o efeito da lúdroquiriona, a tretinoína tem também efeito despigmentante já que provoca a esfoliação da pele eliminando as células hiperpigmentadas à superfície e induz a produção de "pele nova".
Este ultimo efeito faz com que algumas rugas fiquem atenuadas, eliminando diversos sinais de envelhecimento já instalados.
Costumo usar a combinação dos 2 à noite, pois estes cremes são fotosensíveis ou seja não podem ser aplicados durante o dia.
Ácido Azelaico (Skinoren)
Durante o dia pode usar o ácido azelaico (Skinoren numa concentração de 20% de ácido azelaico).Este é um ácido dicarboxilico que compete com a tirosinase inibindo sua atividade.
Tem tanbém ação antioxidarnte.
Alguns trabalhos tentam demonstrar que ácido azelaico a 20% teria o mesmo efeito da hidroquinona 4%.
Resultados
O tratamento do melasma é prolongado, os resultados tornam-se visíveia após 45 dias do início do tratamento despigmentante.Eu já iniciei o tratamento há 2 meses e estou muito satisfeita.
Depois de tanto dinheiro investido em cremes pouco eficazes parece que estou no bom caminho com os 4 produtos que menciono.