O que é e para que serve o Ácido Glicólico?
Os melhores cremes anti-rugas e anti-manchas são os que contem ácido glicólico ou ácido retinóico (retinol) nas suas fórmulas.Ambos os ativos estimulam a renovação da pele, eliminando as células mortas acumuladas, causadoras de manchas, rugas e flacidez.
São ambos utilizados para o mesmo fim mas o ácido retinóico não deve ser utilizado nas peles mais sensíveis, pois pode causar vermelhidão e descamação da pele.
Nestes casos o ácido glicólico é a melhor alternativa.
O ácido glicólico faz uma esfoliação da pele estimulando as células a produzir mais colagénio além de ter um excelente efeito hidratante e aclarador de manchas na pele.
Esta esfoliação faz com que as diversas camadas.da derme e epiderme aumentem a sua espessura uma vez que aumenta o metabolismo celular ( o organismo está preparado para reparar rapidamente as células que se vão perdendo, o mais rápido possível).
Estes processos induzem a síntese de colagénio endógeno graças à formação de glucosaminoglicanos.
Este ácido é por isso muito utilizado nos casos em que a pele perde a elasticidade ou apresenta rugas e linhas de expressão muito vincadas.
Se a atividade metabólica aumenta, produz-se uma melhora da estrutura e elasticidade da derme e a pele fica mais hidratada.
Para além disso este ácido é como um veiculo de transporte que permite transportar substâncias de menor peso molecular, fazendo com que estas penetrem nas camadas mais profundas da epiderme.
Como se usa o ácido glicólico?
O ácido glicólico pode ser usado tanto durante o dia como à noite, porque não é fotossensibilizante.Pode ser usado em qualquer tipo de pele a partir dos 30 anos de idade.