Avançar para o conteúdo principal

Ácidos de frutos amigos da pele

Beneficios dos acidos de frutos na pele

Ácidos de Frutos ou Alfa-hidroxiácidos:

Conheça os seus benefícios!


Verdadeiros milagres da cosmética, os ácidos de frutos rejuvenescem a pele, eliminam manchas, acne e combatem a produção excessiva de óleo.
Selecionámos uma lista com os ácidos de frutos (alfahidroxiacidos) mais conhecidos, que tanto contribuem para a manutenção da nossa beleza.
A sua acção e efeito dependem do princípio activo e da concentração utilizada.

Os ácidos de frutos podem ser usados em fórmulas dermatológicas ou peelings, e a sua função é esfoliar a pele, eliminando células mortas, prevenindo a acne, manchas e outros sinais de envelhecimento da pele.

Agem na derme (segunda camada da pele), estimulando a produção de fibras de colagénio e elastina.
Afinam o grão da pele, suavizam rugas superficiais e eliminam manchas escuras.
Existe, entre eles, um denominador comum, o facto de serem ácidos, ou seja, substâncias «com um PH inferior a sete».


Alfahidroxiácidos (AHAS)
Família dos ingredientes ácidos derivados do leite, das frutas e da cana-de-açúcar:
Os mais utilizados são o ácido glicólico, ácido fitico, ácido málico e ácido mandélico (Ver abaixo descrição de cada um deles).

Ácido Azeláico
Aclara sardas e melasmas (manchas de sol).
O ácido azeláico é um dos produtos mais recentes que se conhece e um dos mais eficazes no combate às manchas castanhas, sardas, melasma.

Ácido Bórico
Tem função anti-séptica e aparece nas formulações de loções tónicas e adstringentes.

Ácido ascórbico (vitamina C)
Antioxidante, activador da síntese de colágenio e despigmentante.

Ácido Fítico
Antioxidante e aclarador, encontra-se nas sementes das plantas e nos grãos de alguns cereais.


Ácido Glicólico
Pode ser usado no Verão e aparece em cremes ou peelings.
É extraído da cana-de-açúcar e tem grande poder de rejuvenescimento, agindo como esfoliante.
Promove uma esfoliação uniforme das camadas mais periféricas e permite o surgimento de uma pele com aparência saudável.

Ácido Hialurónico
Está presente naturalmente em nosso organismo, rejuvenescendo e amaciando a pele.
A partir dos 30 anos a produção cai e sua reposição se faz necessária através de cremes manipulados.
O ácido hialurónico na forma injetável é utilizado como material de preenchimento de rugas em volta dos lábios, olhos, maçãs do rosto, com excelentes resultados.

Ácido Kojico
Excelente aclarador, obtido a partir da bio-fermentação do arroz, é utilizado na forma de creme para ser usado à noite.

Ácido L-Aspártico
Activo usado para ajudar a inibir a síntese de melanina e oferecer resultados na restauração da luminosidade e textura da pele.

Ácido Láctico
O ácido láctico alisa e amacia a pele, enquanto redefine os poros e lança guerra às rugas.

Ácido Lactobiónico
Apresenta um elevado poder antioxidante, inibe a formação das enzimas metaloproteinases, aclarador, esfoliante químico, hidratante e cicatrizante.

Ácido Málico
Extraído da maçã, deixa a pele viçosa, clareia manchas e atenua rugas. É encontrado em cremes industrializados ou manipulados.


Ácido Mandélico
Esfoliante e aclarador, ameniza poros abertos e pode ser utilizado em peelings ou cremes.
É extraído das amêndoas amargas.

Ácido Polilático
pode ser utilizado como preenchimento ou para induzir a produção de colagénio pelo próprio organismo.

Ácido Retinóico
É o mais conhecido. Derivado da vitamina A, é considerado o mais eficaz para combater o fotoenvelhecimento e a acne, conferindo maior firmeza e elasticidade à pele. É recomendado em peelings no inverno ou cremes de uso nocturno.

Resorcina
Utilizado em cremes ou peelings, é indicado para tratamentos de acne.

Ácido Salicílico
Beta-hidroxiácido que «tem um efeito esfoliante e uma acção importante na desobstrução dos poros e purificação da tez».
É também muito utilizado em casos de acne, psoríase e caspa.

Ácido Tiodipropiónico
Possui acção aclaradora, ajudando a uniformizar o tom da pele.
Tonifica e limpa profundamente a pele.

Mensagens populares deste blogue

Hidroquinona manchas - Comigo funciona!

Hidroquinona - Manchas na pele A hidroquinona é o componente mais eficaz no combate às manchas na pele e continua a ser o mais prescrito pelos dermatologistas. A hidroquinona age diretamente nos melanócitos dificultando a reação química de formação da melanina, que é o pigmento responsável pela pigmentação da pele, ao mesmo tempo em que degrada as bolsas que guardam a melanina dentro das células, tendo, portanto, ação dupla. Mesmo sendo o ingrediente mais eficiente, a ação da hidroquinona é lenta e os resultados costumam começar a aparecer após 2 meses de uso diário do produto. Durante o tratamento é imprescindível o uso de protetor solar que contenha filtros UVA e UVB. A maior parte dos cremes de proteção solar apenas contém filtro de proteção UVB mas que tem tendência a manchas da pele não pode  dispensar o uso de protetor com filtro UVA. É importante que saiba que a hidroquinona é fotossensibilizante ou seja a exposição solar com hidroquinona e sem proteção solar adequada

Herbatint coloração de cabelo opinião

Depois de ler paletes de informação sobre tintas sem amoníaco, que não danificam o cabelo, decidi experimentar Herbatint. O meu cabelo é muito fino e com várias aplicações de tinta ele fica espigado, fraco, quebradiço. Na realidade, mesmo as tintas para cabelo que não contém amoníaco, contêm outras substâncias fixadoras da côr que são agressivas para os fios de cabelo. Comprei esta tal de Herbatint numa loja Wells, mas creio que também vendem no Celeiro. Fiz a mistura de acordo com as indicações da embalagem e pintei todo o cabelo, já que era uma côr nova e não queria ficar com "nuances imprevistas"! Comecei pelas raizes, depois pelo resto do cabelo, esperei 40 minutos enxaguei abundantemente o cabelo. Gostei da cor, vamos ver a duração com as lavagens. É que eu já tenho muuuitos cabelos brancos. Gosto muito do poder de cobertura da Keratin Color da Shuarzkopf, mas danifica um pouco o cabelo, vamos ver se me habituo a esta, que, de acordo com a descrição do fabricant

Eliminar manchas da pele

As manchas da pele são para mim uma tormenta! Já experimentei uma infinidade de cremes e fórmulas, umas com melhores resultados que outras. A realidade é que sem proteção solar elevada diariamente, as malditas manchas regressam sempre, por vezes até maiores que as iniciais. Dito isto, lembro que antes de iniciar qualquer tratamento, tem que usar um protetor solar, mínimo fator 50, para UVA e UVB. Protetor Solar Descobri recentemente da gama solar da La Roche Posay, o Anthélios Unifiant SPF50 Blur Alisador Óptico , que protege a pele dos raios solares UVA e UVB. Trata-se de um creme com textura mousse aveludada, com cor. Este creme fantástico disfarça imperfeições, protege a pele e confere à pele uma tonalidade fantástica. A embalagem contém 40ml e o preço é muito acessível. Eu comprei o meu na Wells do Continente numa promoção de 50% de desconto, e paguei por ele aprox. 9,00€. Estratégia para combate ás manchas 1. Proteção em relação à radiação solar 2. Inibição da